Hanz Ronald

Hanz Ronald (1996, Catanduva, Brasil) graduou-se em Artes Visuais em 2018, na Universidade de Belas Artes de São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo.

Ronald é um colecionador de imagens que constrói um arquivo pessoal a partir de memórias, registros íntimos e materiais históricos, criando narrativas, sonhos e mitos. Suas pinturas imaginam histórias não contadas e fabulações poéticas, com figuras que se dissolvem em cenários entre o real e o imaginário. Marcadas por uma paleta vibrante, suas composições intuitivas transitam entre luz e sombra, revelando o mágico e o cotidiano.

Em 2023, Ronald apresentou o resultado de anos de pesquisa em sua primeira exposição individual, ELÃ, com curadoria de Bru Novaes. No ano anterior, seu trabalho passou a integrar o acervo do Centro Cultural da Diversidade, em São Paulo. Desde então, tem participado de exposições coletivas no Brasil e no exterior, incluindo Do write [right] to me(Nova York, 2021), com curadoria de Ana Roman, e Se o futuro trouxer o passado de volta (25M, São Paulo, 2024), com curadoria de Pedro Scudeller.